Condimentos que fazem mal à saúde!

Em Dieta e Alimentação Saudável por André M. Coelho

Temperos industrializados fazem mal a saúde se consumidos em excesso. O truque aqui é descobrir quais desses temperos e condimentos podem estar atrapalhando mais sua saúde, e os piores que podem estar contribuindo para sabotar sua dieta e alimentação saudável. Podem até ser temperos que não tem ingredientes que prejudiquem sua saúde em si, mas podem ser condimentos que adicionam altas quantidades de calorias e prejudicam o emagrecimento e funcionamento do metabolismo. Vamos ver quais são esses condimentos.

Piores condimentos: ketchup

A triste realidade é que este condimento é carregado com sódio e açúcar. Comer uma colher de sopa vai proporcionar 167 miligramas de sódio (lembrando que a dose diária recomendada é de 5 gramas) e 3,4 gramas de açúcar (dose diária máxima de 50 g), e a maioria de nós está usando muito mais do que essa porção minúscula de ketchup. O ketchup pode realmente fazer com que você coma mais do que você faria, tornando as coisas piores. Para uma alternativa mais saudável, tente adicionar salsa às suas refeições favoritas. Tem sabor e não tem todo o açúcar e sódio adicionados. Você pode até fazer o seu próprio tempero especial e saudável com tomates, cebola, alho, pimenta, coentro, e um toque de limão. Se você realmente não pode dizer não para o ketchup, o tamanho da porção é a chave. Ou talvez, preparar seu próprio ketchup, com uma receita caseira de ingredientes controlados. Vale a pena tentar.

Leia também

Piores condimentos para usar

Alguns condimentos estão carregados de substâncias que podem não apenas acabar com sua saúde, mas também detonar com seu humor e bem estar. (Foto: Huffington Post/Shutterstock)

Molhos caseiros industrializados

Molhos para saladas, principalmente, podem carregar muitas substâncias ruins para sua dieta. Embora esse molho seja muitas vezes combinado com legumes, é um erro pensar que você pode fugir comendo tanto quanto você pode desses molhos. Uma colher de sopa de molho para saladas normal contém 73 calorias, quase 8 gramas de gordura e 122 miligramas de sódio. Em um restaurante, quando você pede o molho à parte, ele ainda vem em uma pequena tigelinha carregada de calorias, bem maior que uma colher de sopa apenas.

Se você anseia por um molho cremoso na sua salada, experimente temperar algum iogurte grego de forma semelhante. Um pouco de alho picado, salsa picada, e um pouco de pimenta preta vai transformá-lo em uma cobertura que é muito saborosa.

Evite também os molhos light: além de caros, de light eles não tem quase nada.

Molho de churrasco ou barbecue

Grelhar é uma estratégia inteligente para fazer alimentos saudáveis que também são carregados com sabor; Requer pouca gordura adicional e adiciona uma boa dose de gostinho defumado. Peito de frango é um favorito na grelha, mas usar molho de churrasco ou barbecue sobre qualquer carne é um problema.

Duas colheres de sopa de molho de churrasco padrão contém cerca de 60 calorias e 13 gramas de açúcar. A recomendação é limitar a ingestão de açúcares para não mais de 9 colheres de chá de açúcar por dia para os homens, e não mais do que 6 colheres de chá para as mulheres. Comer este molho doce pode facilmente fazê-lo passar do ponto certo.

Para o uso ocasional, fazer o condimento em casa é uma opção mais saudável. Tente usar ingredientes como alho, limão e ervas frescas para toneladas de sabor sem todas as coisas ruins, e maneire no uso do açúcar.

Cream cheese

Uma porção típica de 4 colheres de sopa de cream cheese irá adicionar 190 calorias e 18 gramas de gordura para seus alimentos. A boa notícia é que você tem toneladas de outras opções saborosas que são muito mais saudáveis, tais como o requeijão light, ricota ou queijo cottage, para ter menos calorias, menos gordura, e mais proteína. Outras boas escolhas incluem hummus, manteiga de amendoim/oleagionosas, e purê de abacate.

Maionese faz mal?

Feita principalmente de ovos e óleo, é quase 100% pura gordura. Apenas uma colher contém 90 calorias, 10 gramas de gordura, e praticamente nada mais. E não se deixe enganar pelos restaurantes que usam a palavra maioneses especiais, caseiras. É praticamente a mesma coisa, mas com alho, azeite, e talvez alguns outros sabores.

Tente usar uma pequena quantidade de maionese ao fazer um sanduíche. Você também pode diversificar misturando um pouco de mostarda, ervas, ou legumes picados. Iogurte grego é outro grande substituto, e muitas receitas de salada de atum e frango usam com grandes resultados..

Molho de soja: sódio que faz mal!

Ao contrário da maioria das outras opções nesta lista, molho de soja é baixo em calorias, gordura e açúcar. O problema com este molho asiático é o sódio. Enquanto o tempero adequado é uma boa maneira de garantir uma saborosa comida sem ter que adicionar toneladas de outros ingredientes, é fácil exagerar com o molho de soja.

Se você cobre seu arroz com uma colher de sopa deste condimento, você apenas aumentou o sódio em 600 miligramas, o que é um valor altíssimo, se comparado com a dose diária recomendada.

Qual é o problema com o sal? Consumir muito deste mineral está ligado à pressão arterial elevada e hipertensão. Assim, a próxima vez que você dirige ao supermercado, procure o molho de soja baixo em sódio, e mantenha suas porções sob controle.

Tempero baiano faz mal a saúde? Amaciante de carne faz mal à saúde?

Assim como outros temperos prontos, o que importa no tempero baiano e amaciante de carne é a quantidade que você usa nas suas receitas. Quanto menor a quantidade, melhor para sua saúde. Esse cuidado evitará que você tenha doses muito altas de sódio na dieta, que é o maior risco de usar esses condimentos. Faça um porcionamento adequado, e você estará bem.

Na dúvida, não se esqueça: consulte um nutricionista antes de qualquer mudança na dieta. É o melhor profissional recomendado para te orientar rumo a uma dieta mais saudável.

Quais condimentos você consome no dia a dia? Quais você quer cortar ou já cortou? Por que?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.