Iatrophobia ou o medo de médicos não é um medo incomum. As pessoas que estão com medo dos médicos podem suar excessivamente, sentir náuseas, tonturas, experimentar um aumento da frequência cardíaca e respiração aumentar rapidamente só de pensar em visitar o médico. Porém, ver um médico em algum momento é vital para a sua saúde, por isso é importante trabalhar para superar o seu medo.

Nossas dicas abaixo podem ajudar e muito você a superar este grande medo. Lógico, não estamos tentando ser psiquiatras ou psicólogos aqui. Só estamos querendo te ajudar a dar  o primeiro passo no tratamento desse medo.

Determine a origem do seu medo

As pessoas podem ter medo de médicos por causa de um trauma de infância com um médico, ou o medo do que eles podem descobrir com o médico. Identificar onde começou o seu medo pode ajudá-lo a se concentrar em como superá-lo.

Use a visualização para ajudar a superar o seu medo

Quando você pensa sobre o médico e o medo começa a aparecer, boas lembranças repetidas em sua mente ou a visualização de um lugar que faz você feliz ajudam a criar associações positivas ao doutor. Utilize isto sempre que você ficar ansioso sobre ir ao médico.

Visite um hipnotizador para ajudar a superar esse medo

Quando você está hipnotizado, o seu inconsciente, que controla como você responde automaticamente às coisas, está aberto a sugestões, tudo o que pode ajudar a mudar a sua reação ao ver um médico. Pode ser que funcione ou não para você, pois a hipnose não é uma ciência e nem muito bem exata. Mas como dizia um velho amigo meu, mesmo se for placebo o efeito, vale a cura.

Médico para ajudar

O médico pode parecer até um pouco louco, mas tenha certeza de uma coisa: ele está lá sempre para te ajudar. (Foto: www.fiddledeedee.net)

Encontre um grupo de apoio

Os grupos de apoio dão-lhe uma chance de conversar com outras pessoas com o mesmo medo e pode oferecer idéias e sugestões sobre como superar o seu medo.

Terapias alternativas

Meditação, músicas relaxantes, massagens. Tudo isso pode te ajudar a ficar mais relaxado enquanto estiver pensando em ir ao médico. Melhor ainda quando você associar algo prazeroso ao ato de ir ao médico. Por exemplo, sempre que você for ao médico agende também um dia em um SPA, uma sessão de massagem ou um happy hour com os amigos. Toda essa associação ajudará você a criar uma mentalidade muito mais positiva para com o médico.

Consulte um terapeuta, psiquiatra e/ou psicólogo

Consultar um terapeuta treinado para ajuda-lo é na realidade o principal passo para ajudá-lo a superar seus medos. O atendimento é individualizado de acordo com a pessoa e o que o terapeuta sentir que seja o melhor curso de tratamento para você.

Pense, reflita sobre seus medos. Deixar de ir ao médico é muito perigoso. Você pode perder esse medo com esforço e ajuda de amigos e familiares. Eles estarão ao seu lado para te ajudar a superar estes desafios e assim, ter uma melhor saúde.

Você tem medo de médicos? Já teve? Como lida/lidou com a situação? Compartilhe nos comentários abaixo! Queremos ouvir de vocês!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)