Uma das maiores recompensas de legumes e verduras caseiros é o sabor fresco que não pode ser igualado a produtos de supermercado. Hortas são um passatempo gratificante apreciado por novatos e especialistas de jardinagem em todo o mundo. Embora os tempos de plantio e as condições variarem por região, noções básicas de jardinagem são as mesmos, não importa onde você vive, e vão te ajudar a fazer uma horta dentro de casa.

Como planejar uma horta dentro de casa?

Uma horta de sucesso começa com um bom planejamento. Antes do plantio, projete seu jardim no papel, agrupando vegetais por temporadas/estações e permitindo espaço para plantas altas ou trepadeiras se espalhando. Considere o tipo de vegetais que a sua família gosta e decida quantos tipos que você quer cultivar. Fatores a serem considerados no planejamento do jardim incluem o espaço disponível e a quantidade de tempo e trabalho que você está disposto a gastar. Será que o trabalho vai cair para uma pessoa ou vai ser compartilhado por toda a família? Você tem uma agenda agitada que o mantém longe de casa com freqüência? Se o seu tempo é limitado, um pequeno jardim bem cuidado, muitas vezes produz resultados melhores do que um mais ambicioso. Além do mais, você pode morar em um apartamento, o que torna a gestão do espaço outro elemento importante, uma vez que você irá precisar de vasos ou prateleiras para suas plantas.

Como escolher e preparar um lugar para plantar?

A maioria das ervas e vegetais exige cerca de seis a oito horas de sol por dia para prosperar. Selecione um local que está perto o suficiente da casa para ser conveniente, mas bem longe de árvores, arbustos ou outros objetos que possam lançar sombra excessiva. Uma fonte de água disponível nas proximidades é importante. A maioria dos legumes preferem um solo úmido, bem drenado e rico com matéria orgânica. Se o solo estiver seco, arenoso ou pesado em argila, trabalhe em material orgânico, como o húmus e o esterco, antes do plantio. O solo de plantio levantado é, muitas vezes, uma boa solução para o solo que é compactado ou rochoso. Jardinagem em recipientes é uma boa alternativa para jardins de pequeno porte. Além disso, os recipientes podem ser movidos para aproveitar o sol.

Horta Caseira

Na foto, a pessoa usou um vaso para fazer sua pequena horta, o que torna viável até fazer uma horta em apartamentos. (Foto: www.minhacasaminhacara.com.br)

Como escolher as plantas para uma horta dentro de casa?

Dependendo do clima e do tipo de vegetais que você selecionar, você deve decidir entre plantar as sementes diretamente no jardim ou a utilização de mudas. Mudas podem ser iniciadas dentro de casa no inverno ou compradas em uma floricultura ou loja de jardinagem. Em áreas mais frias onde os tempos de plantio são mais tardios, o transplante de mudas ajuda a saltar o começo da temporada. Ao comprar plantas, procure vegetais saudáveis, originado de amostras sólidas e evite aquelas com hastes finas ou amarelas e folhas amassadas. Compre sementes de uma empresa de sementes respeitável e sempre use sementes embalados para o ano corrente. Cuidado, porque podemos escolher plantas e outros alimentos que podem não ser tão saudáveis quanto pensamos.

Quando plantar a horta dentro de casa?

Se você cultivar uma variedade de legumes, o seu jardim, provavelmente, não ter todos plantados ao mesmo tempo. Vegetais como brócolis, couve-flor e aspargos são plantas que crescem melhor no início da primavera ou no outono. Legumes, como tomates e pimentas devem ser plantadas quando a temperatura do solo estiver mais quente. Dependendo da duração do período de crescimento, você pode ser capaz de estender o rendimento com o plantio de culturas sucessivas. Verifique as datas de cada plantio e estabeleça um calendário para as plantações, de modo a não perder tempo na hora de começar novos plantios.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)