A anemia é uma diminuição no número de células vermelhas do sangue que, ao mesmo tempo, tem uma série de causas, sendo a mais comum é a deficiência de ferro. Você pode não ter sintomas, se você é ligeiramente anêmico, e mesmo se você fizer isso, eles podem passar despercebidos ou ser confundidos com outra coisa. E neste artigo daremos dicas importantes de como descobrir com exames fáceis se você tem anemia.

Examine o seu tom de pele

Você tem a cor da pele muito pálida? Mesmo se você tiver uma tez escura, seus lábios podem estar pálidos e sua pele pode parecer “lavada”.

Considere se você está cansado ou irritado o tempo todo

Estes são sintomas comuns de anemia no lado comportamental. A anemia pode causar alterações hormonais também, devido às deficiências de vitaminas e nutrientes às quais ela está relacionada.

Pergunte a si mesmo se você tem dores de cabeça ou perda de apetite freqüentes

Estes são geralmente os primeiros sinais de anemia. Pessoas que tem tais sintomas com maior frequência podem também estar sofrendo de outros problemas de saúde que merecem atenção.

Considere se você está constipado

Também um sintoma precoce, e pode ocorrer sem qualquer mudança nos hábitos alimentares.

Considere se é difícil para você se concentrar

Isso pode afetar o seu trabalho e/ou desempenho escolar. Como a anemia está relaciona aos glóbulos vermelhos, está também relacionada ao transporte de oxigênio para os tecidos do corpo, incluindo o cérebro.

Pergunte a si mesmo se você está desejando alimentos incomuns

Você pode se encontrar desejando coisas muito bizarras e não-alimentos, como areia e papel.

Identificando a anemia

Cansaço, pele pálida, fraqueza. Todos estes são sinais da anemia. Mas só um médico pode te dar certeza da causa destes sintomas. (Foto: www.cnn.com)

Tome nota dos seus humores

Anemia pode trazer sentimentos de depressão e desânimo constantes.

Considere se você estiver com falta de ar

Os glóbulos vermelhos são uma parte vital do processo respiratório, e este sintoma pode ocorrer quando a anemia está em níveis de moderado a grave.

Tome nota de saber se você sentir uma sensação de frieza em suas extremidades

Isto pode ser causado por má circulação sanguínea bem como uma consequência da anemia.

Analise se você estiver se sentindo fraco e/ou tonturas

Em casos graves, você pode se sentir fraco demais para sair da cama, e tonto quando você se levantar.

Problemas com feridas e menstruação nas mulheres

Depois de desenvolver uma ferida na língua e/ou feridas em sua boca, ou cessação da menstruação, se você é uma mulher, a anemia está bem estabelecida.

Cuidados com a alimentação

Se você comer rapidamente, come principalmente alimentos processados, pula refeições ou faz dietas radicais periódicas, você pode não estar recebendo suficiente ferro e outros nutrientes em sua dieta. Se você está tendo sintomas, é possível que você pode estar anêmico. A anemia também pode ser causada por uma desordem médica subjacente, bem como uma ingestão insuficiente e/ou a absorção de nutrientes, tais como o ferro.

A obrigatoriedade de encontrar um médico

Ter um teste de sangue é a única maneira para diagnosticar a anemia. Se suspeitar que você está anêmico, você deve consultar um médico com urgência.

Não comece a tomar altas doses de suplementos de ferro: ferro pode ser tóxico em doses elevadas. Os sintomas da anemia podem imitar os de outros problemas de saúde, e a deficiência de ferro não é a única causa de anemia.

Se os sintomas persistirem ou se você tiver condições médicas específicas ou dúvidas, consulte o médico. Esta informação não é pretendida como um substituto para aconselhamento médico profissional ou tratamento, é apenas e somente informativa.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)