Saúde Melhor

Dicas para manter a saúde em dia!

Cloreto de magnésio: Pra que ele serve e efeitos colaterais!

O cloreto de magnésio é um composto químico de magnésio e cloro. Cloreto de magnésio líquido é um suplemento utilizado para compensar o consumo inadequada ou absorção de magnésio na dieta, mas o cloreto de magnésio contém magnésio menos elementar, que está disponível para absorção pelo organismo, do que outros compostos de magnésio utilizados em suplementos, incluindo o óxido de magnésio, carbonato de magnésio e hidróxido de magnésio.

Usos para o cloreto de magnésio

O cloreto de magnésio pode ser utilizado para complementar os baixos níveis de magnésio no sangue em pessoas que tomam medicamentos ou sofrem de doenças que inibem a sua capacidade de absorver magnésio na dieta. As causas mais comuns de deficiência de magnésio são o tratamento com diuréticos, antibióticos ou certos medicamentos para o câncer, diabetes mal controlada, alcoolismo crônico e doenças como a doença de má absorção, enteropatia sensível ao glúten , doença de Crohn e enterite regional. Os indivíduos mais velhos e aqueles que foram submetidos a cirurgia intestinal também estão em maior risco de deficiências de magnésio. Os sintomas de deficiência de magnésio incluem anorexia, náuseas, vômitos, fadiga, fraqueza, dormência, formigamento, contrações musculares e câimbras, convulsões, alterações de personalidade, arritmia e espasmos coronários.

Função do cloreto de magnésio

O magnésio é essencial em mais de 300 reações bioquímicas no corpo e desempenha um papel importante nos músculos, nervos, e na função imunológica, impedindo a arritmia, dando força aos ossos, regulação do açúcar no sangue e os níveis de pressão arterial, metabolismo energético e na síntese de proteínas.

Suplementos alimentares

Vale ressaltar que apesar da facilidade de acesso, o cloreto de magnésio não pode não deve ser usado por qualquer um. (Foto: pe.quebarato.com.br)

Efeitos colaterais do cloreto de magnésio

Efeitos colaterais incluem diarreia, náusea e dor abdominal. Grandes doses de magnésio suplementar podem causar toxicidade de magnésio, ou hipermagnesemia, especialmente em pacientes com função renal comprometida. Os sintomas de toxicidade de magnésio incluem a hipotensão, letargia, confusão, perturbações do ritmo cardíaco normal, a perda da função renal, fraqueza muscular, dificuldade respiratória e parada cardíaca.

Considerações e recomendações médicas sobre o cloreto de magnésio

Suplementos de cloreto de magnésio não são adequados para alguns indivíduos. O seu médico deve ser consultado sempre antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Você não deve se automedicar e consumir o cloreto de magnésio sem antes saber a necessidade ou não de seu uso. Se você está tomando sulfonato de sódio poliestireno, digoxina, antibióticos, medicamentos para osteoporose ou doença de Paget, reposição do hormônio tireoidiano ou anfetaminas, incluindo medicamentos para déficit de atenção e hiperatividade, ou se você sofre de insuficiência renal, úlceras estomacais ou desidratação, o consumo do cloreto de magnésio pode ser mais perigoso ainda.

Aviso sobre o cloreto de magnésio

Pode causar reações alérgicas raras, cujos sintomas incluem urticária, tonturas graves, dificuldades respiratórias e inchaço da face, lábios, língua ou garganta. Procure imediata atenção médica se você experimentar uma reação alérgica. Reforçamos: qualquer consumo ou alteração deve ser comunicada imediatamente ao seu médico.

Categorias:


8 pessoas comentaram!

Eduardo

outubro 13th, 2013 às 03:59

Comprei o tão famoso cloreto de magnésio, que dizem ser a panaceia para todos os males. Após mais ou menos umas 2 horas fui dormir. Tive uma cocheira intensa na região do pescoço e cabeça na madrugada que não consegui mais dormir. Entrei neste site neste exato momento para pesquisar e acabei tendo a certeza que foi o CM. Fiz exactamente como estava indicado, um sache de 33 grande para 1,5 litro de agua mineral e deu nisso. Será que ele e tudo isso mesmo.

monique

novembro 12th, 2013 às 22:43

Tomei CM durante 2 meses e me sentia cansada, sonolenta, irritada e as vezes deprimida. Parei de tomar porque fiquei com o abdomen inchado e me senti muito mal e para finalizar me deu diarréia. Fiz exatamente como o Dr Luiz Moura indicou, 2 colheres de sopa rasa p/ 1 litro de água pura. Outras pessoas tbém me falaram que não se sentiram bem. Se tudo isso me aconteceu, então por que falam que o CM é tão poderoso?

ana cristina

novembro 24th, 2013 às 07:08

Como todo medicamento, algumas pessoas são mais sensíveis. Eu não me dou bem, mas o meu marido toma há anos e adora.

KATIA

dezembro 1st, 2013 às 12:57

COMECEI A TOMAR O CM E COMECEI A ME SENTIR MUITO TONTA, COMO SE A PRESSÃO ARTERIAL ESTIVESSE ELEVADA, MAS AFERINDO-A E CONSTATANDO Q ESTAVA NORMAL, PAREI DE TOMAR EMBORA O RESULTADO QUE BUSQUEI Q ERA PARA DORES INTENSA NOS OSSOS DESAPARECERAM COM O USO DO CM.
E A MINHA DISPOSIÇÃO FISICA REALMENTE AUMENTOU. (58 ANOS)

Arlindo Souza

janeiro 12th, 2014 às 12:34

Sou consumidor do CM, mas vale a pena lembrar que o Cloreto de Magnésio que deve ser consumido é o P.A, para análise. Estes vendidos em farmácia, não são indicados. Aqui em Recife o PA, é vendido na Medical.

Maura F Alves

fevereiro 3rd, 2014 às 16:01

Então, comecei a usar o MC P. A a poucos dias por causa de dores no ombro e tenho me sentido melhor. Até o momento não senti nenhuma reação. Maura – Dourados/MS

Denise

fevereiro 4th, 2014 às 07:35

Estou tomando CM a 1 mes, estu me sentido muito bem. As dores passaram. Tenho bursite e ruptura nos joelhos.

Marcos

março 16th, 2014 às 14:32

Faz pouco mais de um mês que estou tomando o CM P.A. No início sentia um pouco de diarreia, porém, com o passar dos dias foi atenuando. Neste período não tenho sentido mudanças no meu organismo. Ressalto que tomei como suplemento alimentar pois não estava sentindo algum tipo de mal estar para ter justificado o início desta suplementação. A dose que eu recomendo é 20g de MC por litro d´água, porém você só deve consumir 50ml por, ou seja, o equivalente a um grama por dia. Tem dias que eu consumo 100ml desta solução o que corresponde a 2g por dia (1g pela manhã e outra pela noite).
Nos dias que perceber que houve grande estresse consuma 1g a mais, pois o estresse causa grande perda de magnésio.

Comente e participe !

Publicidade

Os melhores artigos

    X
    Dicas de saúde por email!